Seguidores

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ponto Caseado

PAP de Ponto Caseado, por Nathalia

Enviado por Nathalia, do Um sonho de casa

Depois de muitas tentativas (algumas frustadas, é verdade), acho que consegui fazer um caseado decente. Ainda não é uma perfeição, mas com bastante treino eu chego lá. Tentei fazer um PAP beeeem detalhadinho, quase um stop-motion, porque é muito difícil explicar o ponto com palavras. Ia ficar assim: enfia a agulha da direira para a esquerda, passa por baixo, volta por cima... Confusão total! Então, vamos ao passo-a-passo? Clica que aumenta!



Se você for prender dois pedaços de tecido com o ponto caseado, não esqueça de colocar um alfinete para prendê-los, porque senão eles vão "andando", e acabam desalinhando.



No primeiro ponto, a linha deve entrar na face oposta do feltro alinhada com o nó. Tente traçar um eixo imaginário entre os dois pedaços de tecido. Essa passada de agulha por dentro do primeiro ponto (figura 7) é só para ele não ficar tortinho. Tente fazer um sem passar a agulha por dentro e você vai entender o que estou falando.



A cada pontinho, puxe com firmeza (e não com força!) a linha.



A agulha volta passando dentro da laçada. Depois de alguns pontos a gente pega a lógica do negócio.



O bonito do caseado é deixar todos os pontos do mesmo tamanho e com a mesma distância entre eles.





Para finalizar: insira a agulha praticamente no mesmo buraquinho do ponto anterior (figura 23), passe a agulha por dentro do laço (figura 25) e dê um nó (figura 27).



Eu dei um nó duplo (nem sei se é assim, mas achei um nózinho só muito fraco). Depois é só esconder o que sobrou (figura 31).

E... Tcharam! E aí, amigas arteiras? Acertei? Se estiver errado podem falar que eu atualizo as fotos do jeito certo, viu? A idéa é realmente dar uma explicação fácil para todo mundo, porque o que tem de gente por aí que não sabe finalizar caseado... não é brincadeira. E eu achei que fosse a única...

2 comentários:

Artes da Moniquinha disse...

Olá...Gostei demais das suas dicas...Passa lá no meu blog e me faz uma visitinha....Fica na paz do Senhor.

Cecília Campos disse...

Olá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Recuperação completa é o que lhe desejo.
Passei hoje pela primeira vez por aqui.
Achei a sua explicação do caseado muito bem feita e também gostei dos seus trabalhos já a adicionei agora já somos "amigas" ainda que virtuais
Se me quiser visitar eu ficarei feliz
Com um abraço:
Cecília