Seguidores

quarta-feira, 25 de março de 2009

Igreja: CASTELO INTERIOR OU MORADAS DA ALMA

Teresa D’Avila, a Santa Teresa de Jesus



SELEÇÃO DE TEXTOS







PRIMEIRAS MORADAS



Falo de considerar a nossa alma como um castelo todo de diamante ou de cristal muito claro onde há muitos aposentos, tal como no céu há muitas moradas. A bem da verdade, irmãs (*), não é outra coisa a alma do justo senão um paraíso onde Ele disse ter Suas delícias.



Consideremos portanto que esse castelo tem muitas moradas, umas no alto, outras embaixo, outras dos lados. E, no centro, no meio de todas está a principal, onde se passam as coisas mais secretas entre Deus e a alma.



Tenho por certo que quem se perturbar em saber que Deus concede grandes graças já neste exílio está muito desprovido de humildade e de amor ao próximo; se assim não é, como podemos deixar de nos alegrar com o fato de Deus conceder essas graças a um irmão nosso, já que isso não impede que o faça a nós, e de Sua Majestade dar a entender Suas grandezas a quem quer que seja?

Dizia-me há pouco um grande erudito que as almas que não têm oração são como um corpo paralítico ou tolhido, que, embora tenhas pés e mãos, não os pode mover. E assim se passa. Há almas tão enfermas e tão habituadas às coisas exteriores que não há remédio nem parecem poder entrar em si mesmas.



Pelo que posso entender, a porta para entrar nesse castelo é a oração e reflexão (...) Não chamo oração aquilo em que não se percebe com quem se fala e o que se pede, nem que pede e a quem; por mais que se mexam os lábios, não se trata de oração. E, se algumas vezes o for, mesmo sem esse cuidado, será por motivos que se justificam.



Mas o costume de falar com a Majestade de Deus como se falaria a um escravo, sequer reparando no que se diz, mas apenas repetindo o que se decorou ou se disse muitas vezes, não o tenho por oração. Praza a Deus que nenhum cristão ore dessa maneira! Entre vós, irmãs, espero em Sua Majestade que jamais haja isso, pois vos acostumastes a tratar de coisas interiores, o que é muito bom para não cair em semelhante insensatez.



Porque, em suma, a intenção de quem comete um pecado mortal não é contentar a Deus, mas dar prazer ao demônio. Sendo este as próprias trevas, a pobre alma torna-se também treva como ele.



... assim como são claros os pequenos arroios que brotam de uma fonte clara, assim também é uma alma que está em graça, razão pela qual suas obras são tão agradáveis aos olhos de Deus e dos homens. Porque elas procedem desta fonte de vida na qual, à semelhança de uma árvore, a alma está plantada; e ela não teria frescor nem fertilidade se não estivesse ali, sendo a água responsável pelo seus sustento e pelos seus bons frutos.



Ó almas remidas pelo sangue de Cristo! Entendei-vos e tende dó de vós mesmas! Como é possível que, entendendo essa verdade, não procureis tirar o piche desse cristal? Olhai que, se a vida se vos acaba, jamais tornareis a gozar dessa luz. Ó Jesus! O que é ver uma alma afastada dela! Como ficam os pobres aposentos do castelo!



São tão obscuras de entender essas coisas interiores que é forçoso a quem sabe tão pouco como eu dizer muitas coisas supérfluas e até desatinadas para conseguir chegar a uma formulação adequada. Quem o ler deverá ter paciência, assim como eu a tenho para escrever o que não sei; pois é certo que, às vezes, tomo o papel como uma criatura tola, sem saber o que dizer nem como começar. Bem sei que é importante para vós afirmar-vos algumas coisas interiores, como melhor o puder fazer.



Não deveis imaginar essas moradas como uma após outra, como coisa alinhada; deveis, isto sim, pôr os olhos no centro, que é o aposento ou palácio onde está o rei, e considerá-lo como um palmito, que tem muitas coberturas que cercam tudo o que é saboroso, aquilo que se destina a comer.



Entendam-me bem: mesmo as almas a quem o Senhor tiver chamado ao aposento íntimo em que se encontra, por mais enlevadas que aí estejam, não devem negligenciar o conhecimento próprio. Nem o poderão fazer, ainda que o queiram, porque a humildade é como uma abelha na colméia: sempre fabrica o seu mel. Sem isso, tudo estaria perdido.



A meu ver, jamais chegamos a nos conhecer totalmente se não procuramos conhecer a Deus. Olhando a Sua grandeza, percebemos a nossa baixeza; observando a Sua pureza, vemos a nossa sujeira; considerando a Sua humildade, constatamos como estamos longe de ser humildes.



Por isso digo, filhas: ponhamos os olhos em Cristo, nosso bem, e com Ele, bem como com seus santos, aprenderemos a verdadeira humildade. Isso nos enobrecerá o intelecto, como eu disse, e evitará que o nosso conhecimento próprio se torne rasteiro e covarde. Porque, embora esta seja apenas a primeira morada, é extremamente rica e de grande valor. Se escaparmos dos parasitas que nela existem, conseguiremos avançar.



Dessas primeiras moradas tenho experiência e poderia dar-vos indícios bastante seguros. Por isso digo que não se imagine serem poucos os aposentos, mas milhares.



Os primeiros aposentos ainda abrigam pessoas muito absorvidas pelo mundo, engolfadas nos contentamentos e desvanecidas com as honras e pretensões. Assim sendo, não têm força os vassalos da alma – que são os sentidos e faculdades naturais que Deus lhe deu -, sendo essas almas facilmente vencidas, embora nutram desejos de não ofender a Deus e façam boas obras.



Assim me parece ser uma alma que, embora não esteja em mau estado, está tão envolvida em coisas do mundo e tão mergulhada em dinheiro, nas honras ou nos negócios – como tenho dito – que, ainda que de fato deseje ver e gozar sua formosura, não o consegue e não parece desvencilhar-se de tantos impedimentos.



É tão importante esse amor mútuo entre as irmãs que eu desejaria que vos esquecêsseis dele. Porque, ao fixar-nos nas ninharias umas das outras – que às vezes nem são imperfeições, julgando-as nós assim pela nossa ignorância – fazemos nossa alma perder a paz e até inquietamos a dar demais. Vede como custaria caro a perfeição!.





SEGUNDAS MORADAS



As segundas moradas são os aposentos dos que já começaram a ter oração e entenderam a grande importância de não permanecer nas primeiras moradas, mas que, em geral, não têm ainda determinação para deixar de estar nelas, porque não abandonam as ocasiões, o que é um grande perigo.



Assim ocorre com as almas que estão nas segundas moradas: entendem os chamados que lhes faz o Senhor, porque vão se aproximando mais de onde se encontra Sua Majestade, que é muito bom vizinho e tem tanta misericórdia e bondade que uma vez ou outra não nos deixa de chamar, pois tem em grande conta que O queiramos e procuremos a Sua companhia.



E essa voz é tão doce que se desfaz a pobre alma se não fizer logo o que ela lhe ordena, sofrendo mais – como digo – do que se não ouvisse a voz divina.



São palavras que se ouvem de pessoas boas, ou sermões, ou a leitura de bons livros e várias outras coisas que nos são ditas e de que se serve o Senhor para nos chamar. Podem também ser doenças, sofrimentos, bem como uma verdade que ensina nos momentos em que estamos em oração. Deus valoriza muito esses momentos, por mais destituídos de firmeza e fervor que estejamos.



É coisa que não deixa de ser engraçada: ainda estamos em meio a mil dificuldades e imperfeições, nossas virtudes ainda não sabem andar, pois só há pouco começaram a nascer (e queira Deus que algumas tenham começado a fazê-lo), e não temos vergonha de querer prazeres na oração e de nos queixar de aridez? Que isso nunca vos aconteça, irmãs! Apegai-vos à cruz que vosso Esposo tomou sobre Si e entendei que ela deve ser a vossa tarefa. Aquela que mais puder parecer, que padeça mais por Ele e será a que melhor se liberta.



Todo o empenho de quem começa a ter oração – e não vos esqueçais disto, pois tem grande importância – deve ser trabalhar, determinar-se e dispor-se, com toda a diligência possível, a amoldar sua vontade à de Deus.



Confiai na misericórdia de Deus e nada em vós mesmas, e vereis como Sua Majestade leva a alma de umas moradas a outras.



Que valor pode ter a fé sem obras? E o que valerão estas se não se unirem aos merecimentos de Jesus Cristo, nosso Bem? E quem nos despertará amar esse Senhor? Praza a Sua Majestade dar-nos a entender o muito que lhe custamos e como o servo não é mais do que o Senhor. Que Ele nos mostre também que precisamos trabalhar para gozar de Sua glória; para isso, é necessário orar, a fim de não andar sempre em tentação.





TERCEIRAS MORADAS



A alma sente segurança se não retrocede no caminho começado.



Desejaríeis que eu tivesse sido muito santa, e tendes razão; também eu o quisera. Mas que hei de fazer, se perdi tão grande bem e o fiz só por minha culpa? Não me queixarei do Senhor, que sempre me deu grande ajuda para que se cumprissem os vossos desejos. Não posso dizer isto sem lágrimas, invadida pela grande confusão de ver que escrevo a quem na verdade poderia me ensinar. Dura obediência tem sido esta!



Entrai, entrai, filhas minhas, no interior! Transcendei vossas pequenas obras pois, por serdes cristãs, deveis tudo isso e muito mais. Que vos baste ser vassalas de Deus. Não vá tão longe a vossa ambição que fiqueis sem nada...



Ó humildade! Não sei que tentação me atinge aqui, pois não posso deixar de crer que falte um pouco dessa virtude a quem dá tanta importância às agruras na oração.



Provemo-nos a nós mesmas, irmãs minhas, ou, antes, que nos prove o Senhor, pois Ele bem o sabe fazer, embora muitas vezes não o queiramos entender.



Que podemos fazer por um Deus tão generoso, que morreu por nós, nos criou e nos dá a vida? Podemos dar-nos por venturosos de ir amortizando um pouco o que Lhe devemos, por nos ter Ele servido como fez (uso esta palavra de má vontade, mas de fato foi isso que se passou, pois Ele não fez outra coisa enquanto viveu no mundo). E ainda Lhe pediremos novas graças e consolações?



E crede que onde há de fato humildade, ainda que Deus nunca dê consolações, dará paz e resignação. Estas vos trarão mais contentamento do que suscitam os regalos em outras almas. Muitas vezes, como tendes lido, Sua Majestade concede esses regalos aos mais fracos, embora eu creia que eles não os trocariam pelas fortalezas dos que se vêem às voltas com agruras. Somos mais amigos de contentamentos do que de cruzes. Prova-nos Tu, Senhor, que sabes as verdades, para que nos conheçamos.



O que vos parece, filhas: se uma viagem de um lugar a outro pode ser feita em oito dias, seria bom andar um ano em meio a ventos, neves, chuvas, e percorrendo estradas ruins? Não seria melhor trilhar o caminho de uma vez? Além de tudo, há também o perigo de serpentes. Oh! Que boas provas poderia eu dar disso! E queira Deus que eu tenha avançado, pois muitas vezes me parece que não.



Nestas terceiras moradas, o Senhor, justo e misericordioso (...), não deixa de pagar, dando-nos contentamentos muito maiores do que os que podemos ter nos consolos e distrações desta vida. Mas não creio que dê muitos gostos, a não ser às vezes para convidar-nos a ver o que se passa nas demais moradas. Isso para que nos disponhamos a entrar nelas.

A perfeição não se encontra nos gostos, nem na recompensa, mas em que mais ama e em que melhor age com justiça e verdade.



Se uma alma O louvar uma única vez, isso já é razão suficiente para dar a conhecer os contentamentos e deleites que perdemos por nossa culpa. Sobretudo porque, se são de Deus, esses contentamentos vêm carregados de amor e apoio, a fim de podermos caminhar sem trabalho e ir crescendo em virtudes e boas obras.



Não penseis que importa pouco não colocar barreiras de nossa parte. Quando não é nossa a falta, justo é o Senhor. Sua Majestade vos dará por outros caminhos o que vos tira por este. Só Ele conhece a razão, pois são muito secretos os Seus desígnios. Sem dúvida será o que mais nos convém.



Tratar com quem já conhece o mundo é de grande proveito para nos entender, insuflando-nos grande ânimo para ver praticados por outros, com tanta suavidade, sacrifícios que nos parecem impossíveis de fazer. Parece que, com o seu vôo, nos atrevemos a voar, como acontece com os filhotes das aves quando o aprendem. Ainda que possam dar grandes vôos, eles pouco a pouco imitam seus pais. É de grande proveito, posso afirmá-lo.



Olhemos as nossas faltas e deixemos as dos outros, pois é muito característico de pessoas tão corretas espantarem-se com tudo. E talvez tivéssemos muito que aprender, no que importa, com aqueles diante dos quais nos espantamos. Na compostura exterior e no trato com o próximo levamos vantagens sobre eles. Entretanto, essas coisas, embora louváveis, não são as mais importantes. Não há porque desejar logo que todos vão pelo nosso caminho, nem devemos pôr-nos a ensinar coisas do espírito, pois talvez nem saibamos o que isso significa.



Com efeito, irmãs, este desejo do bem das almas, que nos é dado por Deus, pode levar-nos a cometer muitos erros. O melhor é ater-nos ao que diz a nossa Regra: Procurar viver sempre em silêncio e esperança. Ao Senhor caberá o cuidado das almas alheias. Desde que não nos descuidemos de suplicá-lo a Sua Majestade, muito nos beneficiaremos com o Seu favor. Que Ele seja bendito para sempre.





QUARTAS MORADAS



Como estas moradas já se encontram mais perto de onde está o Rei, é grande a sua formosura, havendo coisas tão delicadas para ver e entender que o intelecto não consegue fazê-lo de modo adequado, resultando tudo bastante obscuro para os que não têm experiência. Quanto aos que já a possuem – particularmente o que a têm muita – bem o entenderão.



... O Senhor oferece Suas dádivas quando quer, como quer e a quem quer, não afrontando ninguém.



... Parece-me que podemos chamar de contentamentos o que adquirimos com a nossa meditação e nossas súplicas a Nosso Senhor. Eles procedem da nossa natureza e, evidentemente, da ajuda de Deus. Pois, em tudo o que se disser, deveis entender que nada podemos fazer sem Ele.



... os contentamentos começam no que é natural em nós e terminam em Deus.



Por sua vez, os gostos começam em Deus e são sentidos pela nossa natureza, que frui tanto deles como dos que falei, e ainda muito mais. Ó Jesus! Que desejo tenho de saber explicar isto! É que o entendo bem e me parece muito clara a diferença. Mas o meu saber não é suficiente para dá-la a entender; faça-o o Senhor!



Os contentamentos a que me referi não dilatam o coração, costumando antes apertá-lo um pouco, sem empanar a alegria da alma em fazer alguma coisa por Deus. Mas sobrevêm algumas lágrimas de aflição que de algum modo parecem provir da paixão. Eu sei pouco dessas paixões da alma – caso contrário, talvez me fizessem entender. Sendo eu muito ignorante, não sei se o que procede dos sentidos e o que procede da nossa natureza. Eu saberia explicá-lo se, além de ter passado por isso, como o fiz, o entendesse. Grande coisa para tudo é ter ciência e letras.



Os contentamentos são muito estimáveis quando há humildade para perceber que não se é melhor por isso. Não sabemos com certeza se são todos efeitos do amor; e, quando forem, são dados por Deus. De forma geral, essas devoções se encontram nas almas que estão nas moradas anteriores, porque agem quase de contínuo com o intelecto, empenhando-se em usá-lo na meditação. E essas almas fazem bem, uma vez que não lhes foi dado mais; melhor fariam, contudo, em ocupar-se em atos de amor e de louvor a Deus, alegrando-se com a Sua bondade e com o fato de Ele ser quem é.



É possível que nem saibamos o que é amar; isso não me espantaria muito, porque o amor não está no maior gosto, mas na maior determinação de desejar contentar a Deus, em procurar, na medida do possível, não ofendê-Lo e em pedir-Lhe o aumento contínuo da honra e glória de Seu Filho, bem como a prosperidade da Igreja Católica.



São esses os sinais do amor, e não penseis que a oração consista em fixar o pensamento num só ponto, nem que tudo estará perdido se vos distrairdes um pouco.



Sejam quais forem o desassossego e a guerra, tudo suportamos se, como eu disse, temos paz em nosso mundo interior.



Ó Senhor e Deus, quão magníficas são Vossas grandezas! E andamos aqui como pastorzinhos bobos, julgando enxergar de Vós algo que não deve ser mais que nada, já que em nós mesmos há grandes segredos que não entendemos. Digo que não deve ser mais que nada para o muito, muitíssimo que há em Vós, e não porque sejam magníficas as grandezas que vemos no que podemos compreender das Vossas obras.



Bem me parece que a vontade deve estar unida, de alguma maneira, à de Deus. Mas é nos efeitos e obras posteriores que se conhecem essas verdades da oração, pois eles são o melhor crisol para prová-las.



A primeira coisa em que vereis se sois humildes é não pensando que mereceis essas graças e gostos do Senhor nem que os haveis de ter em vossa vida. Talvez digais: se assim for, como alcançaremos essas graças se não as procuramos? Respondo-vos que não há melhor maneira do que a que vos disse: não procurá-las.



... nesta obra de espírito, quem menos pensa e quer fazer é quem mais faz. O que devemos fazer é pedir como pobres necessitados diante de um rico imperador e logo baixar os olhos, esperando com humildade. Quando percebemos que Deus, por Seus secretos caminhos, nos ouve, devemos calar-nos, pois Ele nos permitiu estar junto de Si...



... essas obras interiores são todas suaves e pacíficas, e fazer algo penoso antes prejudica do que beneficia... Não é isso o que convém, mas abandonar-se a alma nas mãos de Deus.



... a própria preocupação em não pensar nada talvez desperte o coração a pensar muito.



... O mais substancial e agradável a Deus é que nos lembremos de Sua honra e glória, e nos esqueçamos de nós mesmos e do nosso proveito, do nosso consolo e gosto.



Insisto num aviso a quem se encontrar neste estado: evite muitíssimo as ocasiões de ofender a Deus. É que, neste ponto, a alma ainda não está formada. Que se pode esperar senão a morte se se afasta do peito da mãe uma criança que começa a mamar?





QUINTAS MORADAS



Ó irmãs! Como vos poderei descrever a riqueza, os tesouros e os deleites que há nas quintas moradas?... o intelecto não é capaz de captá-las nem as comparações servem para explicá-las. Para esse fim, são muito baixas as coisas da terra.



... o Senhor não quer que fiqueis com nada. Pouco ou muito, tudo o quer para Si. De acordo com o que considerardes que tendes dado, ser-vos-ão concedidas maiores ou menores graças. Não há melhor prova para entender se a nossa oração chegou ou não à união total.



Até no amor é assim: a alma não entende como ama, o que ama nem o que deseja. Em suma, está como quem morreu para o mundo, a fim de viver mais em Deus.



Ó segredos de Deus! Eu não me cansaria tentando explicá-lo a vós se acreditasse poder acertar de alguma maneira. Assim, direi mil disparates e, se alguma vez acertar, louvemos muito ao Senhor.



Vós me direis: como a alma viu e como entendeu que era o Senhor, se nada viu nem entendeu? Não digo que o tenha visto então, mas que o vê depois mais claramente. Não porque se trate de visão, mas de uma certeza que fica na alma e que só Deus pode infundir.



E, para melhor mostrar Suas maravilhas, Ele não quer que participemos disso mais do que rendendo inteiramente a nossa vontade à Sua.



Ó filhas! Muito veremos se não quisermos ver mais do que a nossa baixeza e miséria. Devemos entender que não somos dignas de ser servas de um Senhor que é tão grandioso que sequer podemos alcançar Suas maravilhas! Seja Ele para sempre louvado. Amém.



Eia, pois, filhas minhas! Apressemo-nos a fazer esse trabalho e a tecer tal casulo, despojando-nos do nosso amor-próprio e da nossa vontade, do apego a coisinhas da terra, fazendo obras de penitência, oração, mortificação, obediência e tudo o mais que sabeis.



Ó Senhor! Que novos sofrimentos começam para esta alma! Quem diria que tal viesse a acontecer depois de graça tão elevada? Enfim, de uma maneira ou de outra, há de existir cruz enquanto vivermos.



Vedes aqui, irmãs, o que o nosso Deus faz para que essa alma já se tenha por Sua: dá-lhe do que tem, que foi o que o Seu Filho teve nesta vida.



Oh! Que grande deleite sofrer fazendo a vontade de Deus! Mas ver tantas e tão contínuas ofensas feitas a Sua Majestade, bem como a perda de tantas almas, é para mim coisa tão difícil que, se Nosso Senhor não fosse mais que um simples homem, um dia daquela pena seria o suficiente para tirar-Lhe não uma, mas muitas vidas!



... é bom que não fiquem sem essa esperança as almas a quem o Senhor não concede coisas tão sobrenaturais. Pois a verdadeira união pode muito bem ser alcançada – com o favor de Nosso Senhor – se nos esforçarmos em procurá-la mantendo a nossa vontade atada apenas ao que for a vontade de Deus.



Que julgais, filhas, ser a Sua vontade? Que sejamos completamente perfeitas, a fim de nos tornar uma só coisa com o Filho e com o Pai, como Sua Majestade pediu. Olhai quanto nos falta para chegar a isto!



... Só duas coisas nos pede o Senhor: amor a Sua Majestade e ao próximo. É nisso que devemos trabalhar. Seguindo-as com perfeição, fazemos a Sua vontade, unindo-nos assim a Ele. Mas, como tenho dito, quão longe estamos de fazer como devemos essas duas coisas a tão grande Deus!



... não é possível saber se amamos a Deus... (...) já o amor ao próximo pode ser comprovado. E convencei-vos: quanto mais praticardes este último, tanto mais estareis praticando o amor a Deus.



... Se guardamos com perfeição o amor ao próximo, temos tudo feito. Pois creio que, sendo má a nossa natureza, só chegaremos a praticar com perfeição esse preceito se o amor ao próximo tiver como raiz o amor a Deus.



Ó irmãs, como se pode ver claramente que em algumas de vós existe de fato o amor ao próximo, enquanto em outras não chegou ele à mesma perfeição! Se entendêsseis a real importância dessa virtude, não teríeis outro anseio na vida!



Quando vejo algumas pessoas muito diligentes em compreender a oração que têm e muito empertigadas quando estão nela, percebo quão pouco entendem do caminho por onde se alcança a união. E pensam que nisso reside o essencial.



Não, irmãs, não; o Senhor quer obras. Se vedes uma enferma a quem podeis dar algum alívio, não vos importeis em perder essa devoção e tende compaixão dela. Se ela sente alguma dor, doa-vos como se a sentísseis vós. E, se necessário, jejuai para que ela coma; não tanto por ela, mas porque sabeis que o vosso Senhor deseja isso.



... esquecei o vosso bem pelo bem delas, por mais que nisso contrarieis a vossa natureza; e, havendo ocasião, procurai encarregar-vos do trabalho que pertencia a elas fazer. Não penseis que isso vos será fácil nem que o haveis de achar já feito. Olhai o que custou a nosso Esposo o amor que nos teve. Para nos livrar da morte, sofreu-a, e penosíssima, na cruz.



Já tereis ouvido dizer muitas vezes que Deus se une espiritualmente às almas. Bendita seja Sua misericórdia, que tanto se quer humilhar! E, ainda que seja comparação grosseira, não encontro outra melhor do que o sacramento do matrimônio para explicar o que pretendo.



Parece-me que a união não chega ao noivado espiritual. É como se passa no mundo quando duas pessoas vão se casar: procuram ver se há harmonia de temperamentos e se um e outro desejam o matrimônio. Por fim, marcam um encontro, para maior satisfação de ambos.



Com efeito, a alma fica tão enamorada que tudo faz para que não se rompa com esse divino noivado. Mas, se se descuidar e colocar sua afeição em coisa que não seja Ele, a alma perderá tudo. E é imensa a perda, como imensas são as graças que Ele vai concedendo; é muito maior do que se pode avaliar.



Por isso, almas cristãs, peço, pelo amor de Deus, àquelas a quem Ele fez chegar a estes termos que não vos descuideis. Afastai-vos das ocasiões de pecado, porque mesmo neste estado a alma não está tão forte que se possa envolver nelas. Só o estará depois de celebrado o noivado, o que ocorre na próxima morada.



O esforço que considero mais acertado (...) é o de agir com particular cuidado e atenção, verificando como caminhamos nas virtudes. Devemos observar se estamos progredindo ou piorando em alguma delas, em especial no amor de umas pelas outras, no desejo de sermos tidas como as menores e na perfeição das coisas comuns. Se examinamos bem isso e pedimos ao Senhor que nos ilumine, logo veremos o lucro ou a perda.



O amor jamais está ocioso, sendo assim muito mau sinal o não avançar. A alma que pretendeu ser esposa do próprio Deus, tendo tratado já com Sua Majestade e chegado ao ponto que fica dito, não pode deitar-se e pôr-se a dormir.



Queira Deus que eu acerte em explicar algo de coisas tão difíceis; porque, se Sua Majestade e o Espírito Santo não guiarem a minha pena, bem sei que será impossível. E se não há de ser para o vosso proveito, suplico-lhe que não acerte eu em dizer nada.



Praza a Sua Majestade mereçamos prestar-lhe algum serviço sem as nossas faltas costumeiras, que aparecem mesmo nas obras boas. Amém.





SEXTAS MORADAS



Com o favor do Espírito Santo, falemos, pois, das sextas moradas, onde a alma, já ferida pelo amor do Esposo, procura mais ocasiões de estar a sós e deixar – de acordo com o seu estado – tudo quanto possa atrapalhar essa solidão.



A alma já está bem determinada a não aceitar outro esposo; mas o Esposo não atende aos seus grandes desejos de que se realize logo o noivado, pois ainda quer que ela o deseje mais e que lhe custe alguma coisa um bem que é o maior dos bens. (...) Oh, Valha-me Deus! Que sofrimentos interiores e exteriores padece ela até entrar nas sétimas moradas!



Creio ser bom contar-vos alguns dos sofrimentos que sei ocorrerem com certeza. É possível que nem todas as almas sejam levadas por esse caminho, mas duvido que vivam livres dos sofrimentos terrenos, de uma maneira ou de outra, as almas que por vezes fruem tão intensamente as coisas do céu.



O maior sofrimento é ver-se considerada publicamente boa sem que haja razão para isso. Quando uma alma chega a não dar importância aos louvores, muito menos a dá aos vitupérios. Antes se alegra, soando-lhe a crítica como música suavíssima.



Deus não dá mais do que se pode sofrer, concedendo primeiro a paciência. Mas ter outras grandes dores é o costume, bem como enfermidades de muitos tipos.



Enfim, não há outro remédio nessa tempestade senão aguardar a misericórdia de Deus, que de repente, só com uma palavra Sua, ou por meio de uma ocasião que se apresente, tira tudo tão depressa que nem parece ter havido uma sombra naquela alma, de tal maneira fica ela cheia de sol e de muito maior consolação.



Comecemos agora a ver como o Esposo se comporta com ela, fazendo-a desejar intensamente o noivado. O Senhor usa para isso de meios tão delicados que a própria alma não os entende, nem creio que acertarei em explicá-los de modo compreensível, a não ser àquelas que passaram por isso. Trata-se de impulsos tão delicados e sutis, procedentes do mais íntimo da alma, que não sei com que compará-los de maneira adequada.

A alma sente-se saborosíssima ferida, mas não percebe como nem quem a feriu. Sabe tratar-se de coisa preciosa e deseja não sarar jamais daquela ferida. Queixa-se a seu Esposo com palavras de amor, mesmo exteriores, sem poder fazer outra coisa. Ela entende que Ele está presente, mas não quer Se manifestar de modo a deixar-Se fruir.



Ó meu poderoso Deus, como são grandes os Vossos segredos! E que diferentes são as coisas do espírito de tudo o que se por aqui se pode ver e entender! Não há força humana capaz de explicar um fenômeno como este.



...essa dor saborosa – que não é dor – não permanece sempre no mesmo grau. Às vezes, dura muito tempo, outras se acaba depressa. (...) Mas, embora, às vezes permaneça por um bom tempo, ela desaparece e torna a voltar. Em suma, essa dor nunca é contínua e, por isso, jamais deixa de abrasar a alma. Mal vai se acender, morre a centelha e a alma fica com o desejo de tornar a padecer aquela dor amorosa que ela lhe causa.



... É como se de repente fosse penetrada por um perfume tão intenso (não digo ser um perfume; apenas faço uma comparação) que se espalhasse por todos os sentidos. Perfume ou algo do gênero; digo-o para explicar como se percebe estar ali o Esposo. Isso desperta na alma um saboroso desejo de fruir Dele, dispondo-a a fazer grandes coisas e louvar muito a Nosso Senhor.

Aviso-vos, contudo de uma coisa: não penseis, mesmo que essas palavras sejam de Deus, que elas vos fazem melhores, pois muito falou Ele aos fariseus. Todo o bem está no uso que se faz delas.



Poderá também acontecer que, pedindo uma coisa afetuosamente a Nosso Senhor, essas pessoas julguem ouvir a resposta que desejam. Isso acontece algumas vezes. Mas, ao que me parece, quem tiver muita experiência das falas de Deus

não cometerá enganos no que diz respeito à imaginação.



Se se trata de favores e graças do Senhor, a alma deve examinar com atenção se, por causa disso, está se julgando melhor. Se não se sentir tanto mais confundida quanto mais elogiosas para si forem as graças, creia que não é espírito de Deus. Porque uma coisa é certa: quando se trata desse espírito, quanto maior for a graça concedida, tanto menos se considera a própria alma.

... Para desposar o rei do céu, digo-vos ser necessário mais ânimo do que pensais, já que a nossa natureza é muito mesquinha e baixa para tão grande coisa. Tenho por certo que, se Deus não o infundisse na alma, apesar de tudo quanto vedes e dos numerosos proveitos decorrentes, ela não o poderia ter.



Portanto, irmãs, quando se trata das coisas ocultas de Deus, não devemos buscar razões para entendê-las. Assim como cremos que o Senhor é poderoso, assim também devemos crer que vermezinhos tão limitados como nós não podem entender Suas grandezas. Louvemo-Lo muito, porque é servido que entendamos algumas.

Ó irmãs minhas! Nada é o que deixamos, o que fazemos e o que procuramos realizar por um Deus que assim se comunica com vermes como nós! E, se ainda nesta vida temos esperança de gozar desse bem, o que fazemos e em que nos detemos?

Ó cegueira humana! Até quando, até quando permaneceremos com os olhos cheios de terra? (...) Aproveitemos essas faltas para conhecer a nossa miséria; elas nos darão uma melhor visão, como a deu o lodo ap cego a quem curou o nosso Esposo. Dessa forma, vendo-nos tão imperfeitas, supliquemos-Lhe continuamente que extraia bem de nossas misérias, a fim de em tudo contentarmos Sua Majestade.



Oh! Quando a alma volta inteiramente a si! Em que confusão se encontra e quão grandes são os seus desejos de servir a Deus de todas as maneiras que a Ele aprouver! Se das orações passadas já ficam os grandes efeitos a que me referi, o que não suscitará uma graça imensa como esta?



Nosso Senhor parece desejar que todos entendam que aquela alma já é Sua e que ninguém deve tocar nela. Não há mal no fato de se atingirem o corpo, a honra e as posses (pois de tudo se tirará honra para Sua Majestade); mas a alma não o deve ser nunca.



Pensais que é pequena perturbação estar uma pessoa de plena posse de seus sentidos e de súbito ver a alma arrebatada? E até lemos em alguns autores que o corpo a segue, sem saber para onde, ou quem os leva, e como. Porque, no princípio desse repentino movimento, não há tanta certeza de que venha de Deus.



Oh! Quão obrigadas devem sentir-se as almas que aprendem, por caminho tão elevado, a empregar todas as suas forças em não desgostar esse Senhor! Por Ele vos suplico, irmãs, àquelas a quem Sua Majestade tiver concedido essas graças ou outras semelhantes, que não vos descuideis, limitando-vos a receber. Olhai que muito deve dar quem muito recebeu.

Tendo recebido essas imensas graças, a alma fica tão desejosa de fruir por inteiro Aquele que as concede que vive em grande tormento, embora saboroso. Sente grandíssimas ânsias de morrer e, com lágrimas, pede amiúde a Deus que a tire deste desterro.

Todas as coisas do mundo a cansam. Vendo-se a sós, ela tem algum alívio, mas logo lhe sobrevém esse pesar; sem ele, a alma já não reconhece a si mesma.



Ó pobre borboletinha, são tantos os teus grilhões que não pode voar como gostarias! Tende compaixão dela, meu Deus. Ordenai os

eventos de modo a poder ela cumprir em alguma coisa seus desejos, para Vossa honra e glória. Não Vos recordeis do pouco que merece e de sua mesquinha natureza. Poderoso sois Vós, Senhor, para fazer recuar o vasto mar e o grande Jordão, a fim de poderem passar os filhos de Israel.

Não pensemos que fazemos tudo derramando copiosas lágrimas. Esforcemo-nos por trabalhar muito e adquirir virtudes, que é o que importa. Quanto às lágrimas, que venham quando Deus as enviar, não nos empenhando para tê-las. As de Deus regarão a terra seca e serão de grande ajuda para que frutifique. Quanto menos importância lhes dermos, mas ajudarão, porque é água que cai do céu.



Talvez vos pareça, irmãs, que as almas com quem o Senhor se comunica de modo tão particular já estejam tão seguras de que O gozarão para sempre que não têm de temer nem de chorar os seus pecados (...) É grandíssimo engano pensar assim, porque, quanto mais se recebe de Deus, tanto mais aumenta a dor pelos pecados. E creio que esse pesar nunca nos deixará, até que estejamos no lugar em que nada pode causar dor.



Afastar-se de tudo o que é corpóreo e viver sempre abrasado de amor são coisas próprias de espíritos angélicos, e não dos que vivemos num corpo mortal.



A alma deseja aplicar-se toda ao amor e não gostaria de fazer outra coisa, mas não poderá agir assim, ainda que o queira. Embora a vontade não esteja morta, está amortecido o fogo que costuma inflamá-la, sendo necessário quem o sopre para atear novo calor.

A companhia do bom Jesus é proveitosa demais para que nos afastemos dela, o mesmo acontecendo com a da Sua Sacratíssima Mãe.



E não se pense que, por receber semelhantes graças, uma irmã seja melhor do que as outras. O Senhor leva a cada uma segundo a sua conveniência. Esses favores, quando correspondidos, ajudam a alma a tornar-se grande serva de Deus. Mas, às vezes, o Senhor leva por esse caminho as mais fracas.



Crede-me que o mais seguro é não desejar senão o que Deus deseja, pois Ele nos conhece e nos ama mais do que nós mesmos. E não poderemos errar se, com determinação de vontade agirmos sempre assim.



Ó miséria humana! Quando, filhas, imitaremos em alguma coisa este grande Deus? E não imaginemos já fazer algo quando suportamos injúrias! Passemos por tudo de muita boa vontade e amemos quem nos ofende, pois o grande Deus não deixou de nos amar, ainda que O tenhamos ofendido muito. Desse modo, Ele tem razões de sobra para querer que todos perdoem, por mais injúrias que lhes façam.



Oh! Valha-me Deus, Senhor, como afligis aos que Vos amam! Mas tudo é pouco comparado com o que lhes dais depois. É justo que custe muito o que muito vale.



Aqui vereis, irmãs, se tive razão em dizer que é preciso ânimo. Vereis também que, ao pedirdes essas graças ao Senhor, Ele terá razão em vos perguntar, como aos filhos de Zebedeu, se podeis beber o seu cálice.





SÉTIMAS MORADAS



Talvez vos pareça, irmãs, que já falamos tanto a respeito desse caminho espiritual que nada mais há a dizer. Grande disparate seria pensar assim. Se a grandeza de Deus não tem limites, tampouco o terão as Suas Obras.



Quando Nosso Senhor é servido, compadece-se de tudo o que essa alma padece e já padeceu ansiando por Sua presença e amor. Assim, tendo-a já tomado espiritualmente por esposa, antes de consumar o matrimônio sobrenatural, põe-na em Sua morada, que é a sétima.

Oh! Valha-me Deus! Ouvir essas palavras e crer nelas e crer nelas é uma coisa; entender a sua verdade pelo modo de que falo é algo inteiramente diverso!



Tratemos agora do divino matrimônio espiritual, ainda que essa grande graça não deva realizar-se perfeitamente enquanto vivermos, pois, se nos afastarmos de Deus, perderemos esse bem tão grande.

São imensos e elevadíssimos o mistério e a graça que Deus ali comunica à alma num instante. E ela fica com um deleite tão grande que não sei com que compará-lo. O Senhor parece querer manifestar-lhe naquele momento a glória do céu, fazendo-o de um modo mais inefável que em qualquer outra visão ou gosto espiritual.

De fato, não há dúvida de que, ao esvaziar-nos de tudo o que é criado e ao desapegar-nos dele por amor a Deus, o próprio Senhor preenche a nossa alma de Si mesmo.



O Senhor introduz a alma nessa Sua morada, que é o centro da alma.

A alma não sente nenhum temor da morte, não mais do que teria de um suave arroubo. O que se passa é que o próprio Senhor – que lhe dava aqueles desejos com tormentos tão excessivos – lhe dá agora estes. Seja para sempre bendito e louvado!

Passa-se com tanta quietude e silêncio tudo o que o Senhor ensina e comunica à alma que me leva a pensar na edificação do templo de Salomão, durante a qual não se devia ouvir o mínimo ruído.

Também eu estou atônita ao ver que, chegando a alma a esta morada, não está mais sujeita a nenhum arroubo, a não ser uma vez ou outra, e, mesmo assim, sem aqueles arrebatamentos e vôos do espírito.

Enfim, irmãs, embora eu desconheça a causa, sei que, ao começar o Senhor a mostrar o que há nesta morada e ao introduzir nela a alma, acaba-se para ela essa fraqueza que tanto sofrimento lhe causava e da qual não conseguia se libertar.

Ó Jesus! Quem saiba as muitas coisas da Escritura que dão a entender essa paz da alma! Deus meu! Como vedes a grande importância disso, fazei que os cristãos a queiram buscar.

Digo-lhes, irmãs, que não lhes falta cruz; a diferença é que esta não as inquieta nem as faz perder a paz.

Como a alma a quem Deus concede essa graça deve negligenciar seu descanso! Quão pouco deve se importar com a sua honra, e que longe deve andar de querer ser tida em boa conta, ela em que o Senhor se encontra de modo tão particular!

(...) para que esse edifício tenha bons alicerces, procure cada uma ser a menor de todas, e sua escrava, vendo como ou em que podeis servi-las e dar-lhes prazer.

Desejo, irmãs minhas, que procuremos alcançar exatamente esse alvo. Apreciemos a oração e ocupemo-nos dela, não para nos deleitar, mas para ter essas forças para servir.

Crede-me que Marta e Maria devem andar juntas, para hospedar o Senhor e tê-lo sempre consigo, não o recebendo mal e negligenciando a sua comida. Como Maria lhe daria a refeição, assentada sempre aos Seus pés, se sua irmã não a ajudasse? Seu manjar consiste em que, por todos os modos ao nosso alcance, ganhemos almas que se salvem e louvem a Deus para sempre.



Enfim, irmãs minhas, concluo dizendo que não edifiquemos torres sem alicerces sólidos, porque o Senhor não olha tanto a grandeza das obras quanto o amor com que são realizados. E, desde que façamos o que pudermos, Sua Majestade nos dará forças para fazê-lo cada dia mais e melhor.

Praza a Sua Majestade, irmãs e filhas minhas, que nos vejamos todas no lugar onde O louvaremos para sempre. E que me dê graça para que eu faça alguma coisa do que digo, pelos méritos de Seu Filho, que vive e reina por todo o sempre, amém.



Considerando a grande clausura em que viveis e as poucas ocasiões de distração que tendes em vossos mosteiros – alguns desprovidos de terreno suficiente - , parece-me que achareis consolo na leitura deste castelo interior. Com efeito, podeis entrar e passear nele a qualquer hora, sem precisar da licença das superioras.



Embora não se trate senão de sete moradas, cada uma delas comporta muitas outras (...) Se na ordem que segui para falar-vos dele virdes algum bem, crede verdadeiramente que foi Sua Majestade quem o disse para contentar-vos; quanto às coisas ruins que encontrardes, terão sido ditas por mim.




* * *



Nota:

Este texto é dirigido às Irmãs Carmelitas, Ordem da qual fez parte.



Texto obtido em: http://geocities.yahoo.com.br/monjascarmelitas/castelo.html





- voltar -














Nenhum comentário: