Seguidores

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Mensagem: Dia Mundial de Conscientização Sobre a Artrite Reumatóide

Rio de Janeiro do Dia Mundial de Conscientização Sobre a Artrite Reumatóide



A idéia é atender o dobro do número de pessoas em relação ao ano anterior é uma das seis capitais brasileiras a sediar ações em torno



A Praça Nossa Senhora da Paz, na Praia de Ipanema, sedia no próximo dia 12 de outubro, domingo, uma campanha mundial que no Brasil acontece simultaneamente em seis capitais brasileiras. As ações marcam o Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatóide, que este ano tem o mote “Pense Positivo”. O objetivo é levar informações sobre a doença para mais de quatro mil pessoas em seis importantes capitais: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, onde acontece a Ação Reumato. Além de solucionar dúvidas com especialistas, a população receberá material informativo e participará de atividades recreativas que incluem oficinas de origami. Embora já seja possível controlar a doença e oferecer aos pacientes uma boa qualidade de vida, a idéia da atividade é enfatizar a dificuldade que os portadores da artrite freqüentemente encontram para realizar movimentos que exijam esforço das articulações. A campanha é organizada através de uma parceria firmada entre a Sociedade Brasileira de Reumatologia e a Farmacêutica Roche, com a efetiva participação das sociedades locais de reumatologia e associações de pacientes.



Na capital carioca as ações ganham o apoio efetivo da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro, presidida pelo Dr. Roger Levy e do GRUPARJ – Grupo de Apoio ao Reumático do Rio de Janeiro, dirigido pela Maria Regina Vasone Prado. Tendas com monitores e médicos terão especialistas à disposição da população para esclarecer informações e tirar dúvidas das 9h às 17h. Este é o segundo ano da campanha no Brasil. Em 2007, três cidades brasileiras foram contempladas e duas mil pessoas receberam orientações sobre o problema. “Com o sucesso do ano passado, percebemos que seria importante levar esta conscientização para mais pessoas no País. A artrite é uma doença grave e é preciso ficar atento aos sintomas iniciais para a detecção mais rápida”, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Ieda Laurindo.



O Dia Mundial de Conscientização Sobre a Artrite Reumatóide é um movimento que começou na Europa e, aos poucos, ganha proporções mundiais. O objetivo é disseminar as informações relacionadas à doença, que atinge cerca de 1% da população mundial, tanto para portadores quanto para o público em geral. No Brasil, a ação acontece desde 2007e vem crescendo motivada pelo contato com o World Arthritis Day (www.worldarthritisday.org ).



Sobre a artrite reumatóide

A artrite reumatóide é uma doença auto-imune, inflamatória, crônica e progressiva. A inflamação que acomete as articulações pode causar perda progressiva da cartilagem e dano ósseo articular. O quadro é caracterizado por dor articular, limitação dos movimentos e deformidades. Além do comprometimento das juntas, outros sintomas podem ocorrer como fadiga, febre e nódulos subcutâneos, além do importante impacto na qualidade de vida dos pacientes. No Brasil, estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas seja acometida pela doença, na maioria mulheres em idade economicamente ativa – entre 30 e 50 anos.





Serviço:



Dia Mundial de Concientização da Artrite Reumatóide

Data: 12 de outubro

Horário: 9 às 17h

Locali: Praça Nossa Senhora da Paz – Praia de Ipanema





Mais informações:



Máquina da Notícia



Rafaela Manzo: rafaela.manzo@maquina.inf.br (11) 3147-7397

Larissa Saram: larissa.saram@maquina.inf.br (11) 3147-7456

Carol Neves: carol.neves@maquina.inf.br (11) 3147- 7445

Vitor Cavalcanti: vitor.cavalcanti@maquina.inf.br (11) 3147-7454

Nathaly Tawada: nathaly.tawada@maquina.inf.br (11) 3147-7426

Nenhum comentário: